Fundos
Guia de Fundos
Simples como morar em um prédio
Um fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas), com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira de títulos ou valores mobiliários.
É a comunhão de recursos sob a forma de condomínio em que os cotistas têm os mesmos interesses e objetivos ao investir no mercado financeiro e de capitais.
Funciona exatamente como um condomínio de apartamentos, onde cada condômino é dono de uma cota (um apartamento) e paga a um terceiro para administrar e coordenar as tarefas do prédio (jardineiro, pessoal da limpeza, porteiro, manutenção de elevadores etc.). Nelesão estabelecidas as regras de funcionamento (horário de funcionamento da piscina, do salão de festas, de música alta nas dependências dos apartamentos, entre outras). Essas regras são seguidas por todos os moradores, sem exceção.
Um fundo de investimento funciona da mesma forma. Os cotistas (os moradores) compram uma quantidade de cotas ao aplicar, e pagam uma taxa de administração a um terceiro (o Administrador) para coordenar as tarefas do fundo e gerenciar seus recursos no mercado. Ao comprar cotas de um determinado fundo, o cotista está aceitando suas regras de funcionamento (aplicação, resgate, horários, custos etc.), e passa a ter os mesmos direitos dos demais cotistas, independentemente da quantidade de cotas que cada um possui.
Uma gestão profissional facilita sua vida
Agora, imagine que você não mora num prédio, portanto está fora do condomínio, e precisa escolher quem vai fazer a manutenção da piscina e da quadra esportiva ou quem vai contratar os seguranças. Provavelmente, terá mais trabalho para encontrar esses prestadores de serviços e gastará mais. Se estivesse num condomínio, essa seria uma tarefa para o síndico, com a vantagem de poder ratear com os outros condôminos esses custos.
Situação semelhante poderia acontecer com você, caso estivesse sozinho no mercado financeiro. Caberia a você escolher os ativos para compor uma carteira de investimento. Isso significa analisar com frequuência riscos, nível de endividamento e expectativa de resultados de cada empresa da qual você comprou ação ou de cada banco do qual você adquiriu um CDB. Quem aguenta enfrentar tamanha trabalheira?
Só especialistas. Por isso eles trabalham para os fundos. E os fundos trabalham para você. Os fundos permitem que gestores profissionais administrem seus recursos de forma profissional e transparente.
Se o gestor faz tudo, qual o papel do investidor? A você cabe escolher fundos de acordo com seus objetivos e expectativas, e decidir pela aplicação mais adequada, considerando quando e o que pretende fazer com seus rendimentos.
E cabe a nós consultores, indicar os melhores fundos para que você possa fazer a escolha certa.
Vantagens de Investir em Fundos
Várias são as vantagens de investir em fundos. Além de contar com uma infinidade de alternativas disponíveis no mercado, os fundos se tornaram, ao longo do tempo, um excelente instrumento para investir em diferentes tipos de ativos, pois permitem que o investidor, seja ele pequeno ou grande, tenha acesso aos mais diferentes mercado.
Se você ainda tem dúvida, aqui estão alguns motivos que o ajudarão a decidir pelos fundos de investimento:
· Porque é seguro
· Porque é rentável
· Porque é mais conveniente na hora de investir
· Porque permite acesso a diversos ativos, mesmo com pouco dinheiro para investir
· Porque permite maior diversificação
· Porque tem liquidez diária
· Porque os custos são baixos
· Porque é transparente
· Porque é importante para a economia brasileira
Importante: antes de investir em um fundo de investimento, leia atentamente o prospecto. |
Porque é seguro
A CVM – Comissão de Valores Mobiliários regula e supervisiona a indústria de fundos no Brasil. A política de investimento, os riscos e as taxas cobradas são alguns dos itens fiscalizados. Adicionalmente, a ANBID criou o Código de Autorregulação da indústria de fundos, que faz com que as instituições financeiras, espontaneamente, criem regras não raramente mais rígidas para regular suas atividades, garantindo assim a segurança e a transparência das aplicações. As regras são objetivas e de conhecimento público.
Porque é rentável
É administrado por profissionais especializados, que têm a responsabilidade de analisar as melhores alternativas disponíveis para os objetivos do fundo. A rentabilidade dos fundos de investimento tem sido superior à de outros investimentos tradicionais, como caderneta de poupança ou imóveis.
Porque é mais conveniente na hora de investir
A aplicação em fundos é bem simples: basta escolher o fundo de investimento adequado aos seus objetivos e perfil de risco. Depois disso, você pode escolher investir pela sua agência bancária, nos caixas eletrônicos, pelo teleatendimento dos bancos ou pela internet. Visite o site do seu banco e veja as opções disponíveis.
Porque permite acesso a diversos ativos, mesmo com pouco dinheiro
Existem milhares de opões de fundos no mercado brasileiro, muitos deles com investimento mínimo a partir de R$ 50,00. Desse modo, qualquer pessoa pode ter acesso a mercados que dificilmente teria se estivesse fazendo uma aplicação individual, diretamente no mercado.
Porque permite mais diversificação
São tantas as opções de composições de uma carteira de investimento que você pode escolher um fundo para cada objetivo. O gerente de seu banco pode ajudá-lo a encontrar o que atenda melhor às suas necessidades, considerando o risco, o objetivo de rentabilidade e o tempo de aplicação.
Porque tem liquidez diária
As cotas de um fundo de investimento podem ser resgatadas a qualquer momento. Vale ressaltar que os prazos de aplicação e resgates variam dependendo do fundo. Existe até o modelo de resgate automático que autoriza a transferência do dinheiro do fundo para a conta corrente sempre que o seu saldo em conta corrente estiver negativo. O dinheiro está sempre à mão. Alguns fundos podem ter um prazo de carência inicial, e essa informação está estabelecida no prospecto.
Porque os custos são baixos
O custo de aplicar junto com outros investidores é bem menor do que se você fosse aplicar seu dinheiro individualmente. Em um fundo, os custos de corretagem na aquisição de ações, por exemplo, são rateados entre todos os cotistas. A única taxa que você paga é para remunerar os prestadores de serviço do fundo. Consulte o prospecto. Lá todos os custos estão apresentados de forma muito transparente.